"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Quarta-feira, 24 Outubro , 2012, 15:24

 

Brincar a Ler é uma iniciativa da Fnac Portugal, no âmbito do projecto Biblioteca Juvenil. Há muito que somos uma referência como prescritores de leitura, não só estimulando, mas orientando a mesma através de tipologias e títulos apropriados para as várias faixas etárias. Assim, criámos um guia de leitura, o “Brincar a Ler”, que de forma divertida conquista os mais pequenos à leitura.

 

O nosso guia está dividido em 3 partes: um conjunto de cartas que contêm a informação sobre os diversos livros que fazem parte da nossa Biblioteca Juvenil; um poster onde os mais pequenos podem colocar e classificar os livros já lidos e os que gostavam de ler, e um mini site (brincaraler.fnac.pt).

O Jogo é constituído por um baralho de cartas no qual cada uma apresenta uma breve introdução de cada livro de uma maneira interessante.

 

E o que se pode encontrar nestas cartas? Cada uma é um “livro” – na frente inclui a capa do livro, no verso encontra-se o(s) autor(es) e uma breve sinopse, bem como QR Code + URL com código para preview online das 3 primeiras paginas do 1º capítulo do livro. Existem ainda outras cartas - uma carta explicativa para os Pais e outra para as crianças, com sugestões de livros, uma carta explicativa sobre os QR Codes, uma carta-vale e uma carta mágica! Esta carta mágica desbloqueia surpresas no mini site, onde existe um passatempo on-line.

 

Como funciona este passatempo? - Existe um “tabuleiro” com 11 campos que correspondem a uma parte de uma imagem. - Para que essa parte da imagem surja, é necessário ter o código certo. - Para obter os códigos, existem 4 formas: - O que já vem no baralho de cartas na carta mágica - Os que se conseguem via lendo o “preview” disponível online ou no próprio livro (ex: a primeira palavra da terceira página do livro X) - Novas cartas mágicas que são oferecidas sempre se adquire algum livro do universo da Biblioteca Juvenil.

 

Daqui

 

Saber mais


Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue