"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Segunda-feira, 07 Janeiro , 2013, 09:00

 

Regulamento

 

 

 

Artigo 1.º

(Âmbito)

 

  1. Este casting surge inserido no Projeto Solidário “A Missão de um Sonho”, pretendendo envolver membros do Colégio de Nossa Senhora do Rosário e do Instituto Português de Oncologia, assim como elementos pertencentes ao Programa AJUDA.

 

Artigo 2.º

(Objetivos)

 

  1. Este casting tem, fundamentalmente, os seguintes objetivos:
    1. selecionar alunos do 6.º ano para participarem na representação do texto dramático: “Voar nas Asas do Sonho: o Teatrinho da Arte”, de Patrice Pacheco;
    2. estimular o espírito criativo e a sensibilidade artística de todos os intervenientes;
    3. suscitar o interesse pela Língua Portuguesa como principal veículo da cultura e dos valores humanos;
    4. proporcionar oportunidades para a criação artística multidisciplinar, de forma integrada, tendo a expressão dramática como linguagem comum.

 

Artigo 3.º

(Local e Data)

 

  1. O Casting decorrerá no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, no dia 15 de janeiro de 2013.

 

Artigo 4.º

(Candidatos)

 

  1. O casting dirige-se apenas aos alunos de 6.º ano.
  2. Cada aluno candidato deverá memorizar o máximo possível de falas de uma personagem, à sua escolha, do texto dramático “Voar nas Asas do Sonho: o Teatrinho da Arte”.
  3. Os candidatos serão selecionados para representar o papel de uma das seguintes personagens:

3.1.  ÍSIS

3.2.  CANÁRIO TIM

3.3.  CÃO NICO

3.4.  AVÓ MARIA

3.5.  ARANHA KIKAS

3.6.  ÍRIS GIGANTE

3.7.  FADA MADRINHA LIA

3.8.  DECIMUS JUNIUS BRUTUS

 

  1. Os candidatos podem levar para o casting todos os acessórios que considerarem necessários para fazer brilhar a sua atuação.
  2. Os candidatos deverão ser responsáveis e comprometer-se a comparecer a todos os ensaios com energia, entusiasmo e boa disposição.
  3. Caso sejam selecionados para o elenco da peça, os candidatos comprometem-se a disponibilizar a 3.ª feira para ensaiar, das 17:00 às 18:30, em local a combinar com a professora Cecília Ferreira, até à data da representação final, 17 de maio.
  4. Os candidatos comprometem-se a estar disponíveis para alguns ensaios extra que se julguem necessários em datas mais próximas da representação final, 17 de maio.
  5. Os candidatos comprometem-se a aceitar as decisões tomadas pela professora Cecília Ferreira que decorram do processo de seleção dos mesmos.

8.1.  Caso existam diferentes alunos a representar a mesma personagem, e se esses mesmos forem selecionados para a representação final, a professora Cecília Ferreira procederá a uma nova distribuição de papéis.

 

Artigo 5.º

(Condições de Participação)

 

  1. Os excertos selecionados para memorização e representação deverão pertencer, obrigatoriamente, apenas a uma personagem do texto dramático “Voar nas Asas do Sonho: o Teatrinho da Arte”.
  2. O tempo de duração da representação é livre, correspondendo ao máximo de texto que o aluno conseguir memorizar com qualidade.
  3. Os alunos deverão registar numa folha de papel as razões pelas quais se consideram a melhor escolha para representar a personagem por si selecionada.
  4. Os alunos deverão comunicar à respetiva professora de Língua Portuguesa o seu desejo de se inscreverem no casting e o nome da personagem que querem representar, até ao dia 14 de janeiro de 2013. Esta informação será posteriormente transmitida, via email ou outra, à professora Cecília Ferreira, até ao início da tarde do dia 15 de janeiro de 2013.
  5. A organização do casting não se encarrega de facultar qualquer material, ficando esta tarefa a cargo dos participantes.
  6. Para qualquer esclarecimento, o aluno deverá recorrer à sua professora de Língua Portuguesa ou à professora Cecília Ferreira.

 

Artigo 6.º

(Critérios de Seleção)

 

  1. O júri deliberará de acordo com os seguintes parâmetros de avaliação:
    1. Adaptação teatral/Qualidade da representação;
    2. Qualidade da expressão oral e corporal;
    3. Interpretação;
    4. Presença em palco;
    5. Apreciação global.

 

 

Artigo 7.º

(Ensaios)

 

  1. Uma vez conhecidos os alunos selecionados no casting, a organização encarregar-se-á de estabelecer o regime de ensaios a realizar até à data da apresentação final, sendo que todos os ensaios se realizarão às 3.ªs feiras, das 17:00 às 18:30, em local a combinar com a professora Cecília Ferreira.

 

Artigo 8.º

(Júri do Concurso)

 

  1. O Júri do Casting será constituído pela professora de Teatro, Cecília Ferreira.
  2. De entre as representações apresentadas, serão selecionados os melhores alunos.
  3. Da decisão do Júri não haverá recurso.

 

 

Artigo 9.º

(Casos omissos)

 

  1. Os casos omissos ou de interpretação duvidosa serão resolvidos pela Organização até à data do Casting e pelo Júri durante o decurso do mesmo, não havendo recurso das suas decisões.

Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue