"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Terça-feira, 09 Novembro , 2010, 22:33

 

 

 O escritor brasileiro Chico Buarque é o vencedor do Prémio Portugal Telecom Literatura 2010 com o romance Leite Derramado.

 

O prémio, no valor de 100 mil reais (42.416 euros) para o escritor - que trabalha com "o nosso idioma", apesar de muitas vezes "não perceber o que os portugueses estão a falar" -, é "um abraço a Portugal também e aos demais países da língua portuguesa", disse respondendo a uma pergunta do jornal PÚBLICO, no final da cerimónia.

 

Francisco Buarque de Holanda, nascido no Rio de Janeiro, em 1944, é principalmente reconhecido enquanto cantor e compositor, porém o seu primeiro romance, Estorvo, foi publicado há 20 anos e o escritor também já recebeu o Prémio Jabuti por Budapeste, lançado em 2003.

 

 Aqui fica a sinopse de Leite Derramado e o convite para mergulhar neste romance poderoso sobre o amor, a memória e a História:

  

Um homem muito velho está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele desfia, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a história da sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até o tetraneto, um jovem do Rio de Janeiro actual. Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e económica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos.


Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue