"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Quinta-feira, 18 Dezembro , 2014, 11:26

 

 

Tarde nas areias

 

O sol põe-se atribuindo um tom de oiro às nuvens. As ondas chegam calmas à praia de areias finas. Tudo está sereno. O silêncio é quase permanente, sendo quebrado, apenas, pelo som das ondas.

Sinto-me relaxado a ler “Eldest”. As suas páginas esvoaçam lentamente como se quisessem chegar ao céu. O cheiro a maresia agrada-me, suavemente rasando as minhas narinas. Tudo parece perfeito, para mim, desde as areias a confortar o meu tronco nu até à excelente leitura. A tranquilidade invade-me e adormeço.

(Manuel Soares, 7.º A - exercício realizado em aula)

 

 

 

Medo

 

Exibiam um olhar infeliz e apavorado. Gritavam e gemiam, sem saber o que fazer. Alguns nus, outros vestidos, tremiam de frio e de medo, com os seus pequenos pés a pisar o chão áspero, repleto de vidros. O céu estava escuro e ouvia-se um trovejar longínquo. As crianças corriam, como se a sua vida dependesse disso. E dependia mesmo. Alguns soldados de rostos sisudos perseguiam-nos e chamavam-nos com vozes monótonas e indistintas. Os mais novos pareciam não perceber o que se passava, enquanto os mais velhos gritavam desesperadamente.        

(Maria Macedo, 7.º A - exercício realizado em aula) 

 

 

 

Um olhar sobre o rio

 
Olhava para o rio, com um avental e um pano pousado, como um pombo, no parapeito da janela. Corria uma aragem e os seus caracóis loiros baloiçavam como o barco que andava à deriva sobre o rio. Ela olhava pela janela, podendo imaginar o mundo infinito que havia para além daquela casa. Era uma manhã de primavera e as árvores da outra margem do rio libertavam o seu perfume juntamente com o cântico dos pássaros. 
(João Paulino, 7.º A - exercício realizado em aula)

Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue