"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Domingo, 05 Dezembro , 2010, 16:56

(Painel de azulejo na Estação de S. Bento, no Porto)

 

“Viagens no Tempo”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, é uma fantástica colecção que te leva a reviver a História de Portugal com Ana e João, dois irmãos que acompanham Orlando nas explorações do passado através de uma máquina do tempo.

 

Em Uma Viagem ao Tempo dos Castelos, Ana e João conhecem Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, que fora ao encontro do Rei de Leão e Castela pedir-lhe que levantasse o cerco a Guimarães, prometendo-lhe que, mais tarde, D. Afonso Henriques jurar-lhe-ia obediência. Quando D. Afonso Henriques informou Egas Moniz de que não pretendia cumprir tal promessa, este, sendo um homem de palavra, apresentou-se na corte do Rei de Leão e Castela, juntamente com sua mulher e filhos, pedindo para resgatar com a morte a sua palavra nunca traída.

 

D. Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, inquieta com a sua sorte, rezava… João, que não perde uma oportunidade para entrar na H/história, vai ao seu encontro e serena o espírito de D. Teresa. Que figura assume João neste momento da narrativa?

 

O primeiro aluno a acertar na resposta somará cinco pontos na classificação do Prémio Pesquisa Literária ― 2º Ciclo, a atribuir no final do ano lectivo. No teu comentário, indica o teu nome, nº e turma.


Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue