"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Domingo, 05 Dezembro , 2010, 17:59

 

Tão difícil como encontrar Herberto Helder, um dos maiores poetas portugueses do século XX, é encontrar os seus livros originais, pois Herberto não admite segundas edições.

 

Em 2009, foi publicada pela Assírio & Alvim a sua poesia completa, sob o nome Ofício Cantante, livro que ainda ocupa os escaparates das nossas livrarias. Assim, descobre nesta obra ou em A Colher na Boca, publicado em 1961, qual o poeta português que dá o mote ao segundo poema do(s) livro(s). Descobrindo o poeta no qual Herberto foi colher inspiração ― também um dos maiores de sempre da literatura portuguesa ―, cita o 4º verso do poema deste insigne escritor que se relaciona intertextualmente com o do poeta madeirense.

 

O primeiro aluno a acertar na resposta somará dez pontos na classificação do Prémio Pesquisa Literária ― Secundário, a atribuir no final do ano lectivo. No teu comentário, indica o teu nome, nº e turma.


Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue