"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Quarta-feira, 02 Maio , 2012, 11:20

 

A aluna Maria Inês Coelho, do 6.º B, foi galardoada com o 3.º prémio no concurso Uma Aventura Literária 2012, na modalidade de texto original (2.º ciclo).

A cerimónia pública de entrega de prémios terá lugar na próxima sexta-feira, 4 de maio, pelas 15h00, na Feira do Livro de Lisboa. As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada participam na festa destinada aos premiados, colegas e familiares que os queiram acompanhar.

Lá estaremos!

 

UMA AVENTURA NA LUA

 

     Ao fim de alguns anos, os habitantes do planeta Terra deixaram de ver a Lua. No entanto, eles pouco se importavam com isso. Só se interessavam em ir para os seus trabalhos, sempre apressados, e não paravam um segundo para pensar no assunto.

     Um dia, um homem que não sabia nada de nada, deu conta do facto e preocupou-se. Foi falar com cientistas sobre o problema que o intrigava, mas estes não o conseguiram esclarecer. Então, decidiu procurar a Lua desaparecida e pediu emprestada uma nave espacial. Os cientistas acharam a ideia brilhante e decidiram acompanhá-lo.

     Quando tudo ficou pronto, lá partiram para o espaço. Procuraram a Lua durante muito tempo porque, no lugar que a Lua devia ocupar, não se via nada, só uma mancha circular, muito preta.

     De repente, o homem que não sabia nada de nada tocou na mancha, sentiu algo duro e, quando retirou os dedos, viu que a superfície onde tocara estava mais clara. Tinha resolvido o mistério: a Lua estava suja!

     Limparam a Lua com muito cuidado e, quando esta ficou a brilhar, regressaram à Terra.

     Nessa noite, as estrelas escreveram uma mensagem no céu para os seres humanos:

     “Por causa dos fumos dos vossos carros e das vossas fábricas, nós não sabíamos da nossa mãe. Mas, graças a ti, homem que não sabe nada de nada, salvaste-a. Estamos muito agradecidas, mas temos um pedido importante a fazer: POR FAVOR, PAREM COM A POLUIÇÃO!”


Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue