"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Terça-feira, 16 Novembro , 2010, 21:08

 

 

... nascia José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, num meio rural e afastado dos salões literários. A sua curiosidade perante o Mundo levou-o, no entanto, a visitar, à noite, a Biblioteca Municipal Central - Palácio Galveias e a saciar o seu fascínio pelos livros, depois de um dia de trabalho como serralheiro mecânico.

  

Hoje, as Bibliotecas Municipais de Lisboa, em parceria com a Fundação José Saramago, aproveitam para homenagear o autor de Memorial do Convento, atribuindo o seu nome à principal sala da Biblioteca Municipal Palácio Galveias. A atribuição da designação “Sala José Saramago” é uma forma simbólica de evidenciar junto dos utilizadores e visitantes do Palácio Galveias a ligação do escritor com esta biblioteca.

 

  “[…] Só depois é que fui à procura da grande biblioteca, as Galveias, que não seria tão grande assim, mas para mim era o mundo…”

 

(José Saramago In: Revista Visão, 2005) 


Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue