"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas." (Bernardo Soares)
publicado por Departamento de Língua Portuguesa | Sexta-feira, 28 Novembro , 2014, 11:21

Origem do nome Ribeiro

 

D. Nuno Pais Ribeiro foi o primeiro a tomar o apelido, que resulta da transformação do apelido Ribeira, dos seus antepassados que procedem do Rei D. Fruela II das Astúrias e Leão. O primeiro da linhagem viveu no Concelho de Gaia onde foi padroeiro durante o séc. XIII.

 

Origem da capela de Cedofeita

 

Um rei suevo chamado Teodomiro, que era Cristão, e viveu no início do séc. VI, fez uma promessa a S. Martinho de Tours: se o seu filho Ariamiro ficasse bom de uma doença que na época era considerada incurável, construiria uma capela num ermo que corresponde agora à freguesia de Cedofeita e que na altura ficava bastante afastado das muralhas da cidade. Enviou, por isso, os seus embaixadores a Tours em França, com ouro e prata num peso equivalente ao peso do seu filho. Com tanta fé, o rei acreditou no milagre logo após a partida dos seus embaixadores e, ainda antes de saber se o seu filho se curava, mandou erguer a capela. Tal foi a sua preocupação de a construir rapidamente que ainda antes do seu filho se curar e dos seus representantes voltarem a capela já estava construída. Esta é a razão da denominação de “Citto Facta”, ou seja, "Cedo Feita", Cedofeita.

(Pesquisa de Carlos Ribeiro, 7.º A)


Blogue do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Pesquisa Literária

Conto Colégio

Textos de Alunos

pesquisar neste blogue